Avenida Dom Pedro II, 195 - Centro - Cep: 86.935-000
(43) 3478-1145 - Ouvidoria: Hederson Marchi Ferreira
ouvidoria@lunardelli.pr.gov.br

AGENDA CULTURAL

32º Aniversário de Lunardelli - 19/12/2011 - 00:00

Local: Praça Comendador Geremia Lunardelli

Valor: Cadastrar

Observações:

Normalmente a festa de aniversário de Lunardelli centraliza-se no calçadão, para a realização são contratadas bandas, show de violeiros, bailes populares no calçadão e uma bela queima de fogos. Como o aniversário do município tem sua data próxima as festividades de final de ano a comemoração se torna contagiante e animada, contando com a presença de vários visitantes.

 

 

4ª Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Santa Rita de Cássia - 17/07/2011 - 08:00

Local: Cantinho Agrícola/Fazenda Urutágua - Estrada da Urutágua

Valor: cadastrar

Observações:

O projeto da Caminhada Internacional na Natureza é credenciado pela Confederação Internacional de Esportes Populares - IVV e pela Federação Brasileira de Esportes Não Competitivos - Anda Brasil, com objetivo de inclusão do turista na agricultura familiar.
O Circuito Santa Rita de Cássia está programado para iniciar na sede de um Projeto Social que atende crianças e adolescentes do município (Cantinho Agrícola), onde os caminhantes fazem suas inscrições, sua refeição matinal, e a abertura se dá com exercícios de alongamento, posteriormente os caminhantes percorrerão um trajeto de 10,7 km, sendo que nesse percurso estarão localizados 4 pontos de apoio com água, equipe médica e apresentação de produtos da agricultura familiar que podem ser adquiridos.
No final do percurso os participantes receberão a carteira internacional de caminhantes carimbada ou o carimbo na carteira de caminhante onde já constam outros registros de participação em outros circuitos. 
Até o presente momento o termino da caminhada será na Fazenda Urutágua onde terá almoço, apresentação artística e comercialização de produtos, como: doces caseiros, café orgânico produzido na fazenda, sorvetes, bebidas, artesanatos, entre outros. 
É importante ressaltar que a maior parte do trajeto é feita dentro de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) denominada Mata Suíça II, onde os visitantes podem observar pássaros, árvores nativas e em extinção e animais silvestres, admirar a cachoeira e desfrutar de trilhas ecológicas. 

Festa de Santa Rita de Cássia - 00/05/2011 -

Local: Paróquia Santa Rita de Cássia – Praça Comendador Geremia Lunardelli

Valor: cadastrar

Observações:

Todo mês de Maio é realizada a tradicional Festa de Santa Rita de Cássia, normalmente de 13 a 30 do mês, nesses dias são realizadas missas, novenas de Santa Rita de Cássia, benção aos romeiros, bingo durante a semana após as novenas, Fecalu (Festival de Calouros de Lunardelli), baile das rosas, dancemusic, várias apresentações artísticas e festa no salão paroquial contando com praça de alimentação.
No dia 22 de maio, dia da padroeira são realizadas novenas o dia todo, sendo a última missa realizada às 19h30min o ápice das festividades, quando é feita a missa com procissão luminosa e após a missa é realizada uma grande queima de fogos e festa no salão paroquial.
No último domingo do mês é realizado um leilão de gado, os animais do leilão são doações dos fiéis a Santa Rita de Cássia, em forma de agradecimento e devoção. O leilão de gado marca do final das festividades.
Em visita a Lunardelli o romeiro poderá conhecer a igreja matriz e assistir a missas e novenas, visitar a gruta de Santa Rita de Cássia, a capela, o monumento de Santa Rita, a feira do artesão, entre outros atrativos.
 
Mais informações: www.santaritalunardelli.com.br/

3° Rodeio dos Campeões da APMI - 00/04/2011 -

Local: Rua Tiradentes, ao lado do Ginásio de Esportes

Valor: cadastrar

Observações:

O 3° rodeio da APMI, denominado “Rodeio dos Campeões da APMI”, visa proporcionar o bem estar, recreação e lazer aos moradores de Lunardelli e visitantes nos quatro dias com muita emoção e entusiasmo. A realização do rodeio se dá no mês de abril, normalmente entre a segunda e terceira semana, tendo sua data alterada conforme as atividades dos organizadores.
Por sua credibilidade nos dois anos de sua realização, contou com a presença de Marco Brasil, o que tem aumentado gradativamente a participação dos competidores que se sentem motivados por esse homem tão conhecido nos rodeios do Brasil. Aos vencedores são entregue premiações no termino do rodeio.
Os organizadores contam com equipe técnica, cumprindo com todas as exigências para a realização o evento e oferecendo estrutura para duas mil pessoas, com arena e camarote, acolhendo ao público e proporcionando um ambiente agradável para observação do espetáculo.
O evento conta ainda com um espaço para praça de alimentação e apresentação de bandas nos quatro dias de festa.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

 Segunda à Sexta-feira das 8h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min.