O projeto da Caminhada Internacional na Natureza é credenciado pela Confederação Internacional de Esportes Populares - IVV e pela Federação Brasileira de Esportes Não Competitivos - Anda Brasil, com objetivo de inclusão do turista na agricultura familiar.
O Circuito Santa Rita de Cássia está programado para iniciar na sede de um Projeto Social que atende crianças e adolescentes do município (Cantinho Agrícola), onde os caminhantes fazem suas inscrições, sua refeição matinal, e a abertura se dá com exercícios de alongamento, posteriormente os caminhantes percorrerão um trajeto de 10,7 km, sendo que nesse percurso estarão localizados 4 pontos de apoio com água, equipe médica e apresentação de produtos da agricultura familiar que podem ser adquiridos.
No final do percurso os participantes receberão a carteira internacional de caminhantes carimbada ou o carimbo na carteira de caminhante onde já constam outros registros de participação em outros circuitos.
Até o presente momento o termino da caminhada será na Fazenda Urutágua onde terá almoço, apresentação artística e comercialização de produtos, como: doces caseiros, café orgânico produzido na fazenda, sorvetes, bebidas, artesanatos, entre outros.
É importante ressaltar que a maior parte do trajeto é feita dentro de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) denominada Mata Suíça II, onde os visitantes podem observar pássaros, árvores nativas e em extinção e animais silvestres, admirar a cachoeira e desfrutar de trilhas ecológicas.