Avenida Dom Pedro II, 195 - Centro - Cep: 86.935-000
(43) 3478-1145 - Ouvidoria: Hederson Marchi Ferreira
ouvidoria@lunardelli.pr.gov.br

Ano Estadual do Turismo Religioso

Sexta-feira, 02 de março de 2018

Última Modificação: 13/12/2018 14:48:01 | Visualizada 723 vezes


Ouvir matéria

Na tarde de 27 de fevereiro (terça), na sede da Paraná Turismo, foi realizada importante reunião com representantes do segmento do Turismo Religioso, em mais um passo para a consolidação de 2018 como o Ano Estadual do Turismo Religioso.

O encontro foi conduzido pela Diretora Técnica da PRTUR, Deise Bezerra, com a participação de técnicos da equipe do Governo, em apoio às sugestões do setor e ao projeto de desenvolvimento do Turismo Religioso, unindo neste objetivo as religiões que integram as quatro matrizes - indígena, ocidental, africana e oriental.

Estavam presentes representantes da ASSINTEC - Associação Inter-religiosa de Educação - que representa aproximadamente 20 religiões; o município de Lunardelli - importante destino religioso do Estado; a pastoral do Turismo da CNBB Sul 2; e a Fecomércio Paraná. A coordenação da comissão fica a cargo do empresário Pedro Kempe da Domus Turismo que integra a ABAV Paraná, sendo a paraná Turismo responsável pelo suporte técnico-administrativo.
Justificativa

Quanto à escolha de 2018 ser o Ano Estadual do Turismo Religioso no Paraná, Deise Bezerra relatou sobre o processo de desenvolvimento do segmento, exaltando que é um dos cinco prioritários para o Paraná, conforme Política Estadual de Turismo, pois representa 48% do número de atrativos do estado.

Ela acentuou que já aconteceram, em 2008 e 2010, Oficinas de estruturação junto com ASSINTEC e CNBB e ações de mapeamento dos atrativos (envolvendo santuários, igrejas, templos, eventos, monumentos etc) e confeccionados materiais promocionais. A iniciativa de nominar 2018 como o Ano do Turismo Religioso, viria exaltar a importância do segmento e a busca de promoção, como também integrar instituições e definir ações e encaminhamentos necessários para esta concretização.

Para o Presidente da Paraná Turismo, Professor Jacó Gimennes, grande entusiasta da causa do Turismo Religioso, "na Vitrine do Turismo Paranaense, cada ano será temático e iniciamos 2018 pelo Turismo Religioso pela Fé Paranaense que gerou potenciais e produtos turísticos".

Criação de Logomarca

A reunião serviu ainda para análise e sugestão de subsídios para que a área de publicidade da PRTUR confeccione a logomarca oficial do Ano Estadual do Turismo Religioso, voltada para estabelecimentos de símbolos, cores e imagens, sendo unânime o uso das mãos em sinal de proteção ao patrimônio e demonstração de fé - seguindo também o Guia de Sinalização Turística.

Portaria para criação da Comissão Organizadora

Esteve em análise ainda a minuta e sugestão de instituições e prazos de lançamento e apresentação da Portaria de criação através da PRTUR da Comissão Organizadora do Turismo Religioso. O Plano será lançado no Encontro Estadual de Gestores, promovido pela Paraná Turismo, a ser realizado no próximo dia 15 de março na sede do Sebrae PR, em Curitiba.

Sugestão de Ações

Elas deverão ser desenvolvidas em 2018, na área de gestão com mapeamento da oferta e demanda por matriz; e possível Termo de Cooperação com a ASSINTEC; busca de parcerias como a SEED e Itaipu; e Definição de Oportunidades de Negócios no Turismo Religioso;
na área de qualificação - realização de eventos técnicos; definição de ações de educação voltadas para o comportamento ético no Turismo Religioso - sugestão de uma cartilha de orientação; oferta de cursos de empreendedorismo; sensibilização dos prestadores de serviços para o CADASTUR; cursos para recepção de visitantes; sinalização para principais atrativos religiosos; 
na área de promoção - participação em eventos promocionais de turismo; uso das assessorias de imprensa das instituições; confecção de materiais como calendário de eventos; banner; flyer; marca texto; folder; mapa; passaporte; souvenirs, etc.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

 Segunda à Sexta-feira das 8h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min.