Avenida Dom Pedro II, 195 - Centro - Cep: 86.935-000
(43) 3478-1145 - Ouvidoria: Hederson Marchi Ferreira
ouvidoria@lunardelli.pr.gov.br

PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA

Segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Última Modificação: 13/12/2018 14:53:59 | Visualizada 723 vezes


Ouvir matéria

O Município de Lunardelli, localizado na Região Vale do Ivaí, foi selecionado pelo Sebrae/PR com  o Programa Cidade Empreendedora. Dos 399 municípios paranaenses 130 foram aprovados para aderir ao programa. O contrato de parceria válido para o período 2017/2020 faz com que Lunardelli se torne referência no Estado e no Vale do Ivaí como uma das cidades que buscou fomentar o ambiente dos pequenos negócios, seguindo as diretrizes da Lei Geral 123/2006, conhecida no Brasil como Estatuto da Micro e Pequena Empresa.

O projeto visa incentivar novos negócios e, principalmente, estimular aquele que está na informalidade para se enquadrar ao sistema do MEI (Microempreendedor Individual). Dentre os objetivos do programa Cidade Empreendedora está o de reunir uma série de ações para que projetos sejam desenvolvidos de forma integrada com a finalidade de incentivar o empreendedorismo e promover o acesso a benefícios, como auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria, além de obter vantagens com o CNPJ (facilita a abertura de contas bancárias, pedidos de empréstimos e emissão de notas fiscais). Além disso, o programa incentiva as pequenas e microempresas a se tornarem fornecedoras de produtos e serviços para a Prefeitura participando de processos licitatórios. Atualmente, uma lei municipal beneficia a participação de empresas destes portes em licitações.

Com efetivo e eficiente trabalho da Sala do Empreendedor e do Comitê Gestor do Programa Cidade Empreendedora, Lunardelli está inserido no território do Vale do Ivaí, e é uma das cidades mais visitadas no Paraná com o turismo Religioso, e esse projeto visa fomentar as empresas do município para esta realidade turística.

O programa Cidade Empreendedora através do gerenciamento do SEBRAE, está sendo desenvolvido através de um COMITÊ GESTOR que é composto por membros dos mais variados setores da sociedade, tais como: Associação Comercial e industrial, Observatório Social, Servidores Públicos e representantes de igrejas, que estão realizando várias reuniões desde março de 2017 visando coletar ideias e realizar projetos na busca pelo desenvolvimento do empreendedorismo e geração de renda, apoiando a participação de empresas em processos licitatórios. Vários cursos para capacitação estão sendo implantados para todos os setores do comércio. E alguns frutos já começam a serem colhidos. Várias empresas já estão buscando a Sala do Empreendedor para tirarem suas dúvidas e também para usarem os serviços prestados. A sala do empreendedor também disponibiliza para as empresas vários tipos de consultorias em vários ramos de negócio e traz a possibilidade de várias operações de créditos junto a Agência Fomento PR. O objeto principal do Programa Cidade Empreendedora é o desenvolvimento de um ambiente institucional municipal mais favorável aos pequenos negócios, visando atingir os seguintes resultados: melhoria do ambiente de negócios; fortalecimento das micro e pequenas empresas; estímulo ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda; estímulo à formalização de empresas; contribuição para a melhoria e o aumento dos serviços públicos para micro e pequenas empresas; aumento da arrecadação municipal, sem aumento da carga tributária; formação de parcerias com setores públicos e privados que permitam complementar e potencializar os recursos e esforços envolvidos.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

 Segunda à Sexta-feira das 8h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min.